- Área: 280 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:James Ewing Photography
-
Fabricantes: DNP Denmark AS, Dow Building Solutions, Elkay, GAF, Krownlab, Oldcastle BuildingEnvelope, Pacific Woodtech, Ruskin, Sedia Systems, Tate Access Floors, Tremco
Descrição enviada pela equipe de projeto. O fórum, localizado no Departamento de Arquitetura da Universidade de Kansas, foi projetado e construído pelos estudantes para alcançar a liderança no padrão de desenho energético e ambiental do Green Building Council dos Estados Unidos: o certificado LEED v2009 NC Platinum. Esta nova certificação para o desenho sustentável é a mais rigorosa e foi aplicada pelo USGBC durante o processo construtivo da edificação. O projeto é o sétimo edifício consecutivo do Studio804 em obter a certificação LEED Platinum junto a outras destacadas características arquitetônicas.
O projeto possui um exclusivo sistema de ventilação, durante os dias amenos a ventilação natural desliga os sistemas de ar, utilizando a ventilação cruzada para propagar o ar fresco no espaço.
O envelope do edifício é feito por duas cortinas de vidro, separadas um metro entre si. Este espaço intersticial é utilizado para a colocação de persianas de cedro. Amortecedores mecânicos são colocados na parte superior e inferior da camada exterior, permitindo a entrada de ar fresco quando são abertos no verão. Os amortecedores são controlados por uma estação meteorológica localizada na cobertura e são programados para seguir a trajetória do sol. A parede viva de samambaias e begônias é regada por uma cisterna e provê um controle acústico adicional para o espaço de leitura, absorvendo e dissipando o som.
A exuberante vegetação, ao filtrar toxinas naturalmente, ajuda a melhorar a qualidade do ar interior. Além da implementação de luzes LED e painéis fotovoltaicos, a reutilização de águas e a reciclagem de materiais são outros aspectos ressaltantes deste projeto. A construção havia iniciado com a demolição de um ateliê exterior na área sul do departamento de arquitetura. O anexo foi cuidadosamente construído sobre a casa de máquinas existente, que deveria continuar em funcionamento durante as obras, se convertendo posteriormente no lugar do auditório de 121 assentos e uma sala do júri, com um grande espaço comum na entrada.